Atenção !!!
 As opiniões aqui expressas não representam Mundo MS, Todo o conteúdo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

Como saber quando um assunto qualquer entrou na pauta da conversa dos brasileiros? No mercado financeiro, por exemplo, se argumenta que quando um taxista fala sobre a oportunidade de compra de uma ação da bolsa essa é, na verdade, a hora de vendê-la. Ou seja, neste caso é preciso estar na rua para saber que chegou a hora de se desfazer dos papéis porque eles já se tornaram carne de vaca. E o bar? Ainda é preciso entrar num para descobrir o assunto do dia ou só vale uma checada no Facebook? 

As redes sociais se tornaram fundamentais e um alimento importante para novas pesquisas, como as realizadas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). A equipe do DAPP (Departamento de Análises de Políticas Públicas) é uma das instituições mais respeitadas que faz o monitoramento das mensagens nas redes.

Os pesquisadores identificaram, por exemplo, que quando o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) foi eleito o presidente da Câmara dos Deputados, a principal questão abordada nas redes sociais foi sobre como seria a relação dele com a presidente Dilma Rousseff, adversária do parlamentar. Um tema que de fato virou um dos principais assuntos do Brasil desde então. (veja aqui o resultado)

Organização

A capacidade de organização popular também avançou muito com as novas mídias. Os protestos de 2013, por exemplo, foram principalmente organizados pelas redes sociais. “O Facebook e o Twitter aumentaram a efetividade desses protestos”, ressalta o professor de Economia e Finanças da Universidade Brunel em Londres, Nauro Campos, em entrevista ao blog Analista de Bar.

“Os protestos são como uma variável instrumental para capturar a incerteza do sistema financeiro. Reconstruímos a série histórica até 1870 e temos um nível constante de protesto. Isso não é só coisa de argentino. A quantidade de protestos não muda muito. O que muda é a organização dele”, argumenta o professor e pesquisador.

Campos desenvolveu um estudo sobre os protestos de 2013 (veja aqui) e, ao contrário do senso comum, não somos um povo calmo que não protesta. E mais: as redes sociais ajudaram a tornar os consensos. E mais: as redes sociais ajudaram a tornar os consensos e insatisfações mais visíveis. As conversas e postagens não criam os protestos, apenas polarizam o debate.

O gráfico abaixo aponta as demonstrações anti-governo (em azul) e greves (em vermelho), desde 1870.

Alguém ainda precisa ir ao bar? Bem… é sempre bom debater cara a cara com as pessoas ao modo antigo. No boteco ainda podemos encerrar uma discussão com um brinde e um abraço. Bem melhor que um bloqueio ou exclusão da lista de amigos (digital e real) que temos visto nas redes por aí, por desavenças políticas, religiosas ou até futebolísticas. Além disso, como desde o ano passado mais da metade dos brasileiros está na internet, uma boa saída pode ser tuítar ou comentar do próprio bar. Saúde!


 Gustavo Kahil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário